O VARAL DE CASA CHEGA A CENA PERNAMBUCANA

Grupo formado por estudantes universitários do curso de teatro da Universidade Federal de Pernambuco apresenta novo trabalho.

Resultado da inquietude do experimentar teatral, o COLETIVO ÂMBAR DE TEATRO, surgiu da união de Atores, Balairanos, Produtores e Diretores, que juntos buscam através da prática de jogos e exercícios teatrais desenvolver novas possibilidades, buscando cada vez mais produzir o novo, numa conexão direta com a cena cultural contemporânea.  


      O Coletivo Âmbar de Teatro fundado “nos corredores” do curso de Teatro da Universidade Federal de Pernambuco, faz com que pesquisas virem frutos, ou melhor palavras virem ações, numa homogenia composição cênica entre mais diversas linguagens culturais, fundamentais para o surgimento de novas obras.
O resultado prático disso nada mais é do que “O VARAL DE CASA” que é fruto de uma cena que passou por um processo de estudo e pesquisa, tornando-se um espetáculo que leva aos palcos a história de duas mulheres aparentemente sem vidas e de um homem marcado pelo tempo e por momentos conturbados em suas relações familiares. Expondo de forma um tanto quanto deformada, uma realidade em que as lembranças do passado foram trazidas à tona em busca de uma solução para os problemas por eles vividos. A ação se dá através de um jogo perigoso, presente num caldeirão de sentimento, misturando traumas, vinganças e metas, fazendo com tudo não passe de uma “brincadeira” onde todas as personagens são passageiros na espera do seu destino.
       O espetáculo "O Varal de Casa" tem Texto de Emerson Deivyson e Direção de Willams Costa, e é o trabalho prático da disciplina de História Mundial do Teatro ministrada pelo professor Paulo Michelotto, numa dramaturgia que enfatiza uma narrativa bem estruturada entre os diálogos das personagens, além de apresentarem de forma clara e evidente uma composição física e psicológica nas suas ações e reações, e estará em temporada todas as Sextas e Sábados do Maio e Junho no Teatro Joaquim Cardozo (Recife).
      Para João Guilherme de Paula, ator Limoeirense que integra o curso de teatro da UFPE e o elenco do espetáculo. “ O espetáculo ‘O Varal de Casa’ vem de encontro com a satisfação de fazer com que o primeiro trabalho realizado pelo coletivo, possa fazer com que o grupo cresça e se afirme como um novo núcleo de experimentos teatrais no panorama artístico da cidade do Recife e do estado, promovendo a ligação do velho e do novo, na transformação do passado em o contemporâneo”. Integram o elenco ainda os atores Adilson Di Carvalho e Júnior Foster, juntamente com uma equipe técnica formada por sete profissionais nas mais diversas áreas.

Serviço
Espetáculo: O VARAL DE CASA
Dias: SEXTAS E SÁBADOS DE MAIO E JUNHO
Local: TEATRO JOAQUIM CARDOZO
Horário: 20h30min
Ingressos: R$ 20,00 (INTEIRA) E R$ 10 (MEIA)
Produção Executiva: COLETIVO ÂMBAR DE TEATRO

Por Luiz Neto
www.lionarte.blogspot.com